Ganhar massa muscular é benéfico para diversos aspectos da sua vida. Cuidado para não confundir as coisas: ganhar massa muscular não é sinônimo de um corpo musculoso! Ganhar massa muscular é aumentar o percentual da sua musculatura, sem que para isso você precise ter um corpo musculoso.
Aumentando sua massa muscular você obtêm inúmeros benefícios, seja no campo da saúde, seja na estética. Quando você realiza exercícios especificamente voltados para aumento da sua massa muscular, como por exemplo musculação e ginástica localizada, em pouco tempo (cerca de dois meses) já vai sentir alguma diferença. Pequenos sinais como melhora no humor e na qualidade do sono são apenas uma amostra do que está por vir.
Enquanto o exercício aeróbico te faz queimar determinada quantidade de calorias durante sua prática, o ganho de massa te faz queimar mais calorias o dia todo, até dormindo seu corpo queima mais calorias. É o chamado “acelerar o metabolismo”. Com isso ocorre uma redução no percentual de gordura corporal, reduzindo significativamente o risco de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e dezenas de outras doenças. Quanto mais massa muscular, melhor será sua pressão, seu colesterol e o funcionamento do seu coração.
O aumento de massa muscular também previne doenças como osteoporose e artrose. Melhora a postura, aumenta a força, equilíbrio e retarda o envelhecimento, já que após os 30 anos começamos a perder massa muscular gradativamente, o que enfraquece nosso corpo. Este processo pode ser interrompido ou retardado com atividades que promovam ganho de massa muscular.
Aumento de massa muscular também previne lesões, sejam elas decorrentes da prática da atividade física, seja em decorrência de acidentes em atividades do dia a dia, especialmente lesões nas articulações e coluna vertebral. Também foi constatado um melhor funcionamento do sistema imunológico, o que deixa o corpo mais resistente e saudável.
Repito: aumentar a sua quantidade de massa muscular não quer dizer ficar musculoso, quer dizer ter uma quantidade de músculo maior do que a que você tem hoje. Para saber a quantas anda sua massa muscular, também conhecida como “massa magra” basta realizar um exame simples, que vai te dizer quanto do seu corpo é de gordura e quanto é de músculos. Para cada idade existe uma medida ideal, considerada saudável.
Medição regular do seu percentual de gordura corporal e da sua massa muscular é a melhor forma de acompanhar o progresso e a eficiência da sua atividade física. Também é uma forma de checar como anda seu corpo, sua saúde e avaliar o risco de desenvolver algumas doenças no futuro. Se você nunca fez esta medição, recomendo que faça. Pode ser feita até mesmo pelo seu professor de educação física e normalmente é realizada nas avaliações feitas em academias.
Pense com carinho nos inúmeros benefícios de aumentar sua massa muscular. E não se preocupe, ficar com corpo visivelmente musculoso é algo difícil e demorado, sobretudo para mulheres. Não tenha medo de aumentar sua massa muscular, provavelmente este aumento não será perceptível na parte estética, porém fará toda a diferença na sua saúde.