Os anos vão passando e a cada Páscoa temos novidades quanto o assunto é ovo de páscoa ou ovo de chocolate. Antigamente, só existiam ovos de páscoa tradicionais, com a casquinha simples ao leite, crocante, branco, meio amargo e, às vezes, encontrávamos o amargo.
Depois de um tempo começaram a surgir os ovos de chocolate com casca recheada e logo depois, surgiram os ovos totalmente recheados, aonde o chocolate em si nem é o ator principal da história, dando vez ao recheio. Esse recehio pode ser sensação(creme de morango), marshmellow, mousse de chocolate, mousse de maracujá, bem-casado e inúmeros outros sabores que sua imaginação puder pensar.
Após testar 30 ovos de Páscoa 13 infantis e 17 para adultos, a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) chegou à conclusão de que a maioria das guloseimas comercializadas tem índices elevados de gordura e açúcar, independente da faixa etária a que se destinam.
O consumo de ovos de Páscoa, de um modo geral, deve ser moderado, já que uma porção de 25 g
já ultrapassa --na maioria dos ovos-- a quantidade de açúcar e gordura que uma criança deveria consumir em um lanche.Uma das recomendações do estudo é evitar o consumo de ovos de chocolate por crianças menores de três anos. Dois dos produtos testados não são indicados nem para adultos: Kopenhagem ao Leite e o Top Milk. O teste detectou que uma porção de 25 g desses produtos ultrapassa o limite diário de 20% de ingestão de açúcar e de gordura.
Apenas um dos ovos testados (Sonho de Valsa) pode ser consumido de maneira moderada por crianças a partir de quatro anos. Todos os demais contêm teor elevado de gordura.
Juntamos à eles, o ovo de páscoa com conceitos diferentes, como o de ovo de alfarroba, o ovo de chocolate zero açúcar, o ovo diet, o orgânico, o de soja… Hoje em dia, com tanta opção no mercado, ficamos bem confusos na hora de comprar, não é mesmo? Mas seus problemas acabaram, pois vamos ajudar vocês nessa missão de encontrar o melhor ovo de páscoa.
Ovo de Páscoa Tradicional – Branco, Ao Leite e Amargo
O chocolate branco contém gordura hidrogenada, manteiga de cacau e açúcar, logo não possui benefícios. O chocolate ao leite, por outro lado contém um pouco de cacau e níveis altos de açúcar, porém, ainda é menos calórico que o branco e traz alguns benefícios.
O melhor amigo do corpo é o chocolate amargo, por ser o que contém mais cacau em sua composição do que qualquer outro ingrediente, com benefícios como proteção ao coração e sensação de bem-estar, além de ser o menos calórico de todos.
Ovo de Páscoa chocolate diet ou 0% açúcar
“Obaaa!!! Chocolate sem açúcar posso comer quilos.”. Aí que você se engana, pois o chocolate diet ou 0% de açúcar é feito para pessoas que precisam controlar a ingestão de açúcar, como por exemplo os portadores de Diabetes, e assim, para compensar a falta de açúcar, alguns chocos diet podem ganhar maior dose de gordura, sendo mais calórico do que o chocolate ao leite tradicional. Lembre-se de buscar essas informações nas embalagens.
Chocolate orgânico
O cacau usado é orgânico, ou seja, é produzido sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Outro ingrediente que difere do chocolate tradicional é a ausência do leite, sendo substituído pela soja orgânica. É indicado para pessoas com intolerância ou alergia à lactose.
À base de soja
O ovo de páscoa feito com extrato de soja e cacau, sem lactose ou glúten é especialmente indicada para pessoas com intolerância à lactose e aos celíacos. É 100% vegetal mas não necessariamente orgânico.
Alfarroba
Outra alternativa para intolerantes à lactose e aos celíacos. Resultado da substituição do cacau pelo pó de uma vagem chamada alfarroba. Tem pouquíssima gordura, é pouco calórica, além de ser rica em fibras e não contém cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo. Sem adição de açúcar por ser naturalmente doce, ótimo para os portadores de Diabetes.
Chocolate recheado ou de colher
Muito cuidado com esses apetitosos ovos de Páscoa, são lindos e deliciosos, mas cheios de açúcar, gordurinha e calorias. Se não resistir, prefira os que contém frutas e/ou castanhas. Lembre-se a cada colherada:Quanto mais recheado o ovo, mais recheado você ficará! #FikDik
Dados recolhido: http://www.entrelegumeseverduras.com.br/como-escolher-seu-ovo-de-pascoa/